Como o jeans se tornou uma das roupas mais usadas no mundo


Após a patente, em 1873, quando Levi Strauss e Jacob Davis iniciaram a época do jeans nos EUA, demorou ainda 80 anos para que a roupa saísse das minerações e fábricas e passar para o cotidiano das pessoas.

Foi em 1950, quando o ator americano James Dean, o “Rebelde sem Causa”, passou a adotar as calças jeans como vestimenta, a peça se tornou popular. Dean era um símbolo de rebeldia da juventude americana dos anos 1950. Ele foi expulso da escola por diversas vezes e vivia como se literalmente não houvesse amanhã.

Ele passou a usar a calça jeans como símbolo, já que, até aquele momento, as calças jeans eram exclusivas de operários e mineradores. A classe mais baixa da escala de trabalho da sociedade americana da primeira metade do século XX.

Dentro desta concepção histórica, não era aceitável o uso das calças jeans. Já que se tratavam de roupas de “baixo escalão”. Dentro do seu espírito rebelde, James Dean passou a usar as calças e, desde então, a peça se tornou uma das mais populares do mundo a história da calça jeans James Dean morreu em 1955, aos 24 anos, em um acidente de carro, quando se dirigia a uma corrida de carros na qual iria competir. Porém, a sua herança de estilo levou a história da calça jeans a outro patamar.

Em pouco tempo, a calça jeans começou a se tornar uma peça “mais aceitável” de roupa. Nas décadas seguintes, mais e mais pessoas passaram a usar a calça jeans. Dando continuidade a jornada da peça que saiu da França, passando pelas minas de São Francisco, até chegarem ao seu armário.

Fonte: https://webinsider.com.br/a-historia-do-jeans/

Comentários