A história do jeans


Há quase 200 anos, esta peça de roupa surgiu e, desde então, passou a fazer parte do cotidiano de quase todo o mundo. Hoje, você vai conhecer a história do jeans.
Talvez, você até esteja vestindo uma calça jeans neste momento. Ou, certamente, a vestiu em algumas das últimas horas de sua vida (a não ser que esteja de férias em uma praia).

Isso porque, desde que surgiu, ainda no início do século XIX, a calça jeans ganhou o mundo. Muito por conta de sua praticidade e versatilidade, podendo ser usada em casa, no trabalho ou em mesmo em eventos sociais.

Mas, o que muita gente não sabe como a história do jeans é rica e ajuda muito a entender a evolução industrial, econômica e social, destes quase 200 anos.

Por isso, se você gosta de história, adora aquelas curiosidades do cotidiano e não larga a sua calça jeans, este será um artigo muito divertido.

A origem francesa do jeans

Esta é uma parte da história da calça jeans que muita gente realmente não conhece. A calça jeans não surgiu, de forma propriamente dita, na França. Porém, no ano de 1792 foi fabricado, pela primeira vez, na cidade de Nîmes, no sul da França, o denim. Tecido robusto e durável, que viria a ser a matéria-prima para as calças jeans.

O nome do tecido “denim”, inclusive, faz referência a cidade, já que é uma redução de “de Nîmes”. Já que nos primórdios, era conhecido como o tecido característico da cidade francesa.

Vale ressaltar que o denim francês do final do século XVIII era muito diferente do denim atual, usado para confeccionar as calças jeans que conhecemos e utilizamos diariamente. Por exemplo, o denim original não era tingido de azul, sendo uma peça mais refinada, constituída a partir de seda e lã animal.

A importância história do momento de surgimento do denim também é ímpar. O tecido foi desenvolvido e comercializado em meio à Revolução Francesa, uma das passagens históricas mais importantes da história recente da humanidade.

E a ligação do denim com este momento histórico não pode ser ignorada. Já que, em meio aos discursos de “Igualdade, Fraternidade e Liberdade” da França Revolucionária, o uso do denim, um tecido que se assemelhava muito ao tecido dos nobres, porém, com um valor muito menor, aproximou o “homem comum”, ao nobre e seu status quo, contra o qual se dirigia a Revolução.

Fonte: https://webinsider.com.br/a-historia-do-jeans/

Comentários